São Paulo, Segunda-feira, 28 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chanceler alemão prega união também entre sociedades civis

FERNANDA DA ESCÓSSIA
da Sucursal do Rio

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Joschka Fischer, defendeu ontem que a reunião de cúpula entre América Latina, Caribe e União Européia seja também a chance para uma cooperação entre as sociedades civis.
"É muito importante que esse encontro não seja só um diálogo entre Estados, mas também entre as sociedades civis", disse, em um rápido comunicado aos jornalistas. Antes de chegar ao Rio, Fischer esteve em Manaus e em Salvador, onde manteve encontros com representantes de organizações ambientais e de direitos humanos.
O ministro é integrante do Partido Verde alemão e se disse "profundamente impressionado" com o engajamento da sociedade civil brasileira nessas questões. A assessores da delegação alemã, ele manifestou interesse em conhecer a floresta da Tijuca, no Rio.
Fischer disse que a reunião de cúpula do Rio é "uma chance histórica" para aumentar a integração entre a Europa, a América Latina e o Caribe, regiões que, segundo ele, estão ligadas pela história, pela cultura e pela economia.
O ministro elogiou a concessão do mandato negociador à Comissão Européia (braço executivo da UE) que permitiu fixar para 2001 o início das conversações entre a União Européia e a América Latina. A decisão foi tomada na semana passada, na reunião dos chanceleres na Alemanha.
"Foi uma decisão muito boa para a abertura desta conferência. Para ele, os europeus, com a experiência da integração, podem ajudar em um diálogo útil com os países da América Latina e Caribe.
Fischer afirmou que os chanceleres discutiram ontem questões sobre o final da guerra em Kosovo, mas não chegaram a uma decisão.
No final da tarde, ele fez jogging durante uma hora no calçadão da praia de Copacabana (zona sul).


Texto Anterior: Brasil fecha acordo de redução de tarifas com países andinos
Próximo Texto: Condecorações: FHC e Chirac surpreendem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.