São Paulo, domingo, 28 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALO DO "MENSALÃO"/ CONTAS DO PLANALTO

Levantamento parcial aponta que empresa forneceu material para a Presidência

Casa Civil contesta suspeita de notas frias no Planalto

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BRASÍLIA

Apuração inicial feita pela Casa Civil aponta que não são "frias" quatro notas fiscais que justificaram gastos de cerca de R$ 3.000 com cartões de crédito corporativos da Presidência da República.
A suspeita sobre as notas, referentes à compra de cartuchos de impressoras, havia sido levantada pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR), integrante da CPI dos Correios, o que levou a ministra Dilma Roussef (casa Civil) a abrir uma sindicância sobre o caso.
Levantamento parcial da sindicância atesta que a empresa FR Comércio Serviço e Representação Ltda. está devidamente cadastrada como contribuinte no Distrito Federal e que tem como atividade o comércio varejista de artigos de papelaria.
Informe divulgado ontem pela Casa Civil informa que a empresa forneceu artigos para o Planalto "pelo menos de 2000 a 2004". Também afirma que, nas notas, há o atestado de servidores da Secom [Secretaria de Comunicação] de que o material adquirido foi efetivamente entregue".
De acordo com as notas fiscais analisadas por Álvaro Dias, a Presidência recorreu ao menos quatro vezes à empresa -entre fevereiro e agosto do ano passado- para compras emergenciais de cartuchos para impressora.
O principal ponto que levantou suspeita sobre a FR foi o perfil da empresa, cujo registro na Receita Federal corresponde a atuação no ramo de alimentação. As notas fiscais registram apenas o endereço de um apartamento e um número de celular.
O dono da empresa, Francisco Pereira Ramalho, não quis comentar ontem o assunto. Na sexta-feira, ele disse que sua empresa, que fica a cerca de 45 km do Palácio do Planalto, vendia de produtos de limpeza a material de informática, incluindo alimentos. Em seguida, em outro contato, afirmou que "sua empresa não tem prática de emitir nota e não fornecer". (SILVIO NAVARRO)


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Entrevista: Lula virou um "fantasma", diz Skidmore
Próximo Texto: Rumo a 2006: PT já pensa em alternativas a Lula em eleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.