São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

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Porto Alegre e Recife aumentam suas despesas com publicidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Estrelas da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, as cidades de Porto Alegre (RS) e Recife (PE), ambas administradas pelo PT, também aumentaram seus gastos em publicidade neste ano em relação a 2001.
Em Porto Alegre, os gastos dos nove primeiros meses deste ano já são 19% maiores que os realizados em todo o ano passado.
Na capital gaúcha, que até julho era administrada por Tarso Genro (PT), hoje candidato ao governo do Estado, a publicidade já consumiu neste ano R$ 5,2 milhões, contra R$ 4,4 gastos em todo o ano passado.
O PT comanda a administração da cidade há 14 anos. Entre os principais líderes do partido hoje estão Genro e Olívio Dutra, governador do Rio Grande do Sul.
Em relação ao orçamento do município, os gastos com propaganda também aumentaram: de 0,44% do orçamento de 2001 passaram para 0,57% do orçamento deste ano. A cidade de Porto Alegre é citada por Lula como exemplo de administração petista.
No Recife, o prefeito João Paulo (PT) suplementou em R$ 1,3 milhão a verba de R$ 4,8 milhões reservadas para a publicidade no orçamento da cidade.
Em 2001, a administração da capital pernambucana gastou R$ 3,9 milhões dos R$ 4,6 milhões previstos no orçamento daquele ano para gastos com publicidade.
As prefeituras do Recife e de Porto Alegre negam que o aumento da verba publicitária neste ano tenha relação com as eleições para presidente e governador.
Das quatro maiores capitais do país administradas pelo PT, apenas Belo Horizonte prevê gastar o mesmo tanto neste ano.
Segundo a prefeitura da capital mineira, cujo prefeito é Fernando Pimentel, em 2001 foram gastos R$ 6,7 milhões. Neste ano já foram consumidos R$ 5 milhões e a previsão é igualar o montante do ano passado.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, o orçamento previsto para publicidade tanto no ano de 2001 quanto no 2002 era de R$ 11,4 milhões.
Nos programas eleitorais na TV do candidato à Presidência do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, a maior estrela da campanha petista continua sendo a administração de Marta Suplicy em São Paulo, que também incrementou sua verba de publicidade. Lula cita como exemplos programas como Vai-e-Volta, que transporta alunas das escolas públicas. (JD e JAB)



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