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Porto Alegre e Recife aumentam suas despesas com publicidade
DA REPORTAGEM LOCAL
Estrelas da campanha de Luiz
Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, as cidades de Porto Alegre
(RS) e Recife (PE), ambas administradas pelo PT, também aumentaram seus gastos em publicidade neste ano em relação a 2001.
Em Porto Alegre, os gastos dos
nove primeiros meses deste ano já
são 19% maiores que os realizados em todo o ano passado.
Na capital gaúcha, que até julho
era administrada por Tarso Genro (PT), hoje candidato ao governo do Estado, a publicidade já
consumiu neste ano R$ 5,2 milhões, contra R$ 4,4 gastos em todo o ano passado.
O PT comanda a administração
da cidade há 14 anos. Entre os
principais líderes do partido hoje
estão Genro e Olívio Dutra, governador do Rio Grande do Sul.
Em relação ao orçamento do
município, os gastos com propaganda também aumentaram: de
0,44% do orçamento de 2001 passaram para 0,57% do orçamento
deste ano. A cidade de Porto Alegre é citada por Lula como exemplo de administração petista.
No Recife, o prefeito João Paulo
(PT) suplementou em R$ 1,3 milhão a verba de R$ 4,8 milhões reservadas para a publicidade no
orçamento da cidade.
Em 2001, a administração da capital pernambucana gastou R$ 3,9
milhões dos R$ 4,6 milhões previstos no orçamento daquele ano
para gastos com publicidade.
As prefeituras do Recife e de
Porto Alegre negam que o aumento da verba publicitária neste
ano tenha relação com as eleições
para presidente e governador.
Das quatro maiores capitais do
país administradas pelo PT, apenas Belo Horizonte prevê gastar o
mesmo tanto neste ano.
Segundo a prefeitura da capital
mineira, cujo prefeito é Fernando
Pimentel, em 2001 foram gastos
R$ 6,7 milhões. Neste ano já foram consumidos R$ 5 milhões e a
previsão é igualar o montante do
ano passado.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, o orçamento previsto para publicidade
tanto no ano de 2001 quanto no
2002 era de R$ 11,4 milhões.
Nos programas eleitorais na TV
do candidato à Presidência do PT,
Luiz Inácio Lula da Silva, a maior
estrela da campanha petista continua sendo a administração de
Marta Suplicy em São Paulo, que
também incrementou sua verba
de publicidade. Lula cita como
exemplos programas como Vai-e-Volta, que transporta alunas
das escolas públicas.
(JD e JAB)
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