São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

34% dos candidatos de Minas não têm o 1º grau

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Minas Gerais tem o maior índice de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que não concluíram sequer o ensino fundamental, da 1ª à 8ª série, conforme levantamento feito pela Folha, que analisou os dados dos 26 Estados.
Nos 853 municípios mineiros, há 20.134 candidatos sem o primeiro grau, ou 34% do total.
Neste ano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apresentou nas suas estatísticas o perfil educacional de todos os candidatos do país. Isso permite verificar que o percentual mineiro está dez pontos acima da média brasileira, que é de 24%.
O país tem 380 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, dos quais 18,4% têm curso superior, 36,7%, o ensino médio, e 20,7%, o fundamental.
No levantamento feito pela reportagem, o melhor desempenho é o do Amapá, que tem 13,5% dos candidatos sem o primeiro grau. Depois vem o Rio (14,9%), São Paulo (17,5%) e Ceará (17,6%). Nos piores índices, após Minas, está Rondônia, com 33,3% dos candidatos sem o primeiro grau. Rio Grande do Sul aparece com 28,6%.
O percentual de Minas é 11 pontos acima da média do Nordeste, que sempre apresentou piores indicadores por região.


Texto Anterior: Eleições 2008: Votos de idosos podem definir eleição em MG
Próximo Texto: Governos ainda não demitem parentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.