São Paulo, Quinta-feira, 28 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crédito oferecido pelo BNDES embute "subsídio"

da Redação

O financiamento do BNDES aos compradores da Cesp Tietê embute um "subsídio" próximo de 10% ao ano, no caso de a comparação ser feita com as taxas do mercado interbancário de dólar.
Nesse mercado, tomando por base um prazo de quatro anos, como ocorrerá no financiamento ao consórcio que ficou com a empresa elétrica, papéis corrigidos pelo câmbio são negociados a 14% ou 15% ao ano, contra 5% na linha do BNDES.
Grandes empresas e bancos brasileiros que estão captando recursos no exterior pagam algo como 12% ao ano mais dólar.
Operadores do mercado lembram, porém, que os financiamentos do BNDES têm sempre uma característica peculiar, por se tratar de um banco público de fomento e instrumento fundamental para viabilizar as privatizações.
No caso da Cesp Tietê, a garantia de crédito ajudou a evitar um esvaziamento do leilão (ameaçado pelas incertezas da conjuntura e pela disputa do governo Itamar na Cemig) e talvez tenha sido a responsável pelo ágio próximo de 30%.
No setor automobilístico, por exemplo, é comum os bancos ligados a montadoras concederem financiamento a taxas inferiores às de mercado para dar fôlego à produção e à venda de veículos.
No BNDES, há vários tipos de financiamento. Para a produção de bens destinados à exportação, o custo é variação cambial mais Libor (a taxa interbancária de Londres, atualmente em torno de 6% ao ano), mais um "spread" básico de 1% e outro "spread" a ser negociado com a instituição financeira que repassa o crédito.
Na linha Finame (máquinas e equipamentos), o crédito é concedido com base na TJLP (12,5% ao ano) mais "spread" básico de 2,5% (para pequenas empresas, 1%), além do "spread" do agente financeiro, que é negociado. No leasing de equipamentos o "spread" básico é de 4,5%.


Texto Anterior: Atuação de lobby é negada pelo banco
Próximo Texto: Janio de Freitas: Novos ou velhos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.