São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF foi ao banco e à casa de Daniel Dantas no RJ

MARIO HUGO MONKEN
DA SUCURSAL DO RIO

TALITA FIGUEIREDO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Policiais federais apreenderam, no Rio de Janeiro, seis malotes com documentos e HDs (processadores de computador) na casa do banqueiro Daniel Dantas (Ipanema, zona sul) e nos escritórios do banco Opportunity e Brasil Telecom, no centro da cidade.
A ação fez parte da Operação Chacal. No Rio, a operação visava o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão.
A operação foi iniciada por volta das 9h30 quando oito agentes federais chegaram a sede do Opportunity, de propriedade de Daniel Dantas.
Para garantir o sigilo da operação, os policiais chegaram em dois carros descaracterizados (comuns, sem o emblema da PF) e proibiram que pessoas que trabalhavam no prédio de entrar até que eles estivessem nos escritórios das empresas.
Além do escritório do banco, os policiais estiveram também na Brasil Telecom, que fica no mesmo edifício e é controlada por Dantas. Eles ficaram no prédio até as 18h.
Apesar de ter vistoriado o escritório do Opportunity, o chefe da operação no Rio, delegado Ângelo Gióia, afirmou que o banco não foi o alvo da ação. "Investigamos a relação entre a Kroll, Parmalat, Daniel Dantas, Brasil Telecom e outras pessoas envolvidas. O Opportunity nada tem a ver."
Dentro do prédio, os agentes recolheram três malotes, com computadores e documentos, que serão levados para uma perícia.
Outros cinco policiais federais passaram cerca de sete horas e meia na residência de Daniel Dantas, na avenida Vieira Souto, em Ipanema, um dos metros quadrados mais valorizados do Rio de Janeiro. Assim como ocorreu no centro, os policiais também usaram carros descaracterizados. De lá, saíram do apartamento de Dantas às 16h35 com três sacolas cheias de documentos.
A PF também fez buscas na casa do português Tiago Verdial, acusado de ser um dos espiões da Kroll, e no escritório da Kroll, em Botafogo (zona sul). A PF não informou o que foi apreendido.


Texto Anterior: Operação recolhe seis malotes em Curitiba
Próximo Texto: Janio de Freitas: A limpeza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.