São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa de emergência tem obras atrasadas

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Há atraso nas obras de 20 das 38 termelétricas do programa emergencial (PPT) e em 9 das 23 de hidrelétricas em construção, segundo relatório da área técnica obtido pela Folha. Do relatório constam obras do programa de aumento de oferta que devem ficar prontas até 2004.
De acordo com o relatório, 11 atrasos nas termelétricas são considerados graves (superiores a três meses) e, no caso das hidrelétricas, sete atrasos são graves.
Por causa dos atrasos, foram revistas tendências de quantidade de energia que será acrescentada ao sistema até o final de 2004. No caso das termelétricas, a meta era acréscimo de 15.100 MW. Agora a avaliação é que se consiga 12.669 MW. Para as hidrelétricas, a meta era de 8.795 MW e a tendência, de 7.918 MW. A quantidade de energia que será acrescentada por ano no sistema está dentro dos cálculos do ONS para previsão de risco de falta de energia.
O ONS leva em consideração a energia emergencial das usinas termelétricas do seguro anti-racionamento. Segundo a Folha apurou, o PT tentará anular os contratos. Se isso for feito, os cálculos do ONS terão de ser refeitos.

Risco
Em reunião semana passada com a equipe de transição, o ONS passou para Dilma Rousseff os cenários possíveis para racionamento de energia. O órgão trabalha com a hipótese de crescimento do PIB em 2003 de 3,5% e de 4% até 2006. Quanto maior o crescimento econômico, maior o consumo de energia.
Os riscos, no entanto, são reduzidos. Há possibilidade, 6,1% de chances, de faltar energia para abastecer o Nordeste em 2003, mas apenas 0,4% de chance de essa falta de energia ser superior a 5% da necessidade - ou seja, poderia ser resolvida com medidas voluntárias de economia e não com racionamento.
Para o Sudeste, há 0,7% de risco de falta de energia ano que vem, mas não há risco de que essa falta seja superior a 5% da carga.


Texto Anterior: Energia: Governo Lula pode começar com risco de racionamento
Próximo Texto: Fiesp prevê 2003 de "sacrifícios"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.