São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Governo diz fazer pesquisas para avaliar programa

DA SUCURSAL DO RIO

O Ministério do Desenvolvimento Social informou, por meio de sua assessoria, que está realizando uma série de pesquisas para avaliar os impactos do Bolsa-Família. Uma dessas pesquisas vai comparar a qualidade de vida de famílias atendidas com as que estão de fora.
Haverá um levantamento também para estimar o impacto do programa na renda dos municípios, além de uma pesquisa de opinião para avaliar o conhecimento dos beneficiados sobre o programa. Além dessas ações, o governo diz ter feito parcerias com o IBGE para pesquisar os impactos do programa por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio e da Pesquisa de Orçamento Familiar.
Sobre o tamanho do formulário, o ministério reconhece que ele é extenso e que toma algum tempo de preenchimento, mas argumenta que é uma ferramenta necessária para definição de políticas públicas.
Ainda de acordo com o ministério, os recursos com gastos federais de administração correspondem a apenas 3% do orçamento total do programa. Essa conta, no entanto, não leva em consideração a estrutura de Estados, municípios e órgãos da União que têm responsabilidade de fiscalização.


Texto Anterior: Política social: Estudo propõe universalizar Bolsa-Família
Próximo Texto: Ter de comprovar pobreza estimula corrupção, diz economista da UFRJ
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.