São Paulo, Quinta-feira, 29 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
MST bloqueia dez agências bancárias no Pontal

José do Rio Preto

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) bloqueou ontem dez agências bancárias na região do Pontal do Paranapanema (extremo oeste de SP). Não houve expediente bancário.
Foram fechadas cinco agências do Banco do Brasil, três do Banespa e duas do Bradesco, nos municípios de Rosana, Teodoro Sampaio, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau e Santo Anastácio.
É a primeira vez que um banco privado é alvo do MST na região. A ação foi feita por cerca de 2.500 assentados, segundo o movimento. Para a Polícia Militar, havia 1.000.
O MST pede a liberação de R$ 45 milhões do Procera (Programa de Crédito Especial para a Reforma Agrária) e que bancos privados abram linhas de crédito para a reforma agrária. O principal dirigente do MST na região, José Rainha Júnior, disse que o protesto foi ""só um aviso ao governo". Se não forem atendidos, os sem-terra planejam acampar na porta dos bancos e retomar as invasões de terras.
O ato, segundo o dirigente Cledson Mendes, foi também um protesto político contra o esquema de corrupção no sistema financeiro.
A superintendência do BB em São Paulo informou que o banco é apenas um repassador de recursos do governo. Já o Bradesco disse que o banco já cumpre as regras e as metas de financiamento agrícola estabelecidas pelo governo.

Bahia
Cerca de 2.000 trabalhadores rurais invadiram na tarde de ontem o prédio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em Salvador. Ligados ao MLT (Movimento de Luta pela Terra) e à Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), os trabalhadores ocuparam os dois primeiros pavimentos do Incra e fizeram cinco reféns.
No fim da tarde, a Polícia Federal negociou com os líderes da invasão a libertação dos reféns. Por volta das 17h30, os sem-terra deixaram o prédio, após o superintendente do órgão, Luiz Gugé, marcar uma reunião com os líderes, que deveria ocorrer às 18h30 de ontem.


Colaborou a Agência Folha, em Salvador


Texto Anterior: Celso Pinto: Cautela com o fim da crise
Próximo Texto: Santos Neto adia depoimento para terça
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.