UOL

São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Genoino diz que governo não pode controlar MST

DA AGÊNCIA FOLHA, EM TERESINA

O presidente do PT, José Genoino, disse ontem que o governo não tem como controlar as ações do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e que a liberdade de manifestação não pode ferir a democracia.
"Não tem como controlar as ações dos movimentos populares. Vamos ter de negociar, deixando claro que negociar não é quebra de autoridade." Segundo Genoino, as ações do MST são "legítimas" e a pressão pela reforma agrária é válida.
O deputado acrescentou que as últimas invasões do MST são normais e não significam convulsão social. "Isso [as invasões] faz parte da vida. Não há convulsão social, não há crise, não há perda de controle. A democracia é feita de momentos tensos e momentos calmos", afirmou.
O debate sobre a reforma agrária se acirrou na semana passada, após declarações de João Pedro Stedile, uma das lideranças nacionais do MST. Ele disse que "a luta camponesa abriga hoje 23 milhões de pessoas. Do outro lado, há 27 mil fazendeiros. Essa é a disputa". A seguir, completou: "Será que mil perdem para um? É muito difícil. O que nos falta é nos unirmos, para cada mil pegarem um".
Anteontem, João Paulo Rodrigues, outra liderança nacional do MST, disse, na região do Pontal do Paranapanema (extremo oeste de SP), que o movimento irá amenizar o discurso, mas continuará invadindo propriedades.
De acordo com Genoino, o governo vai insistir em negociar uma agenda positiva com os sem-terra. "Mas, antes, precisamos discutir a própria necessidade de o movimento popular ter mais cautela, ter paciência."
As declarações foram dadas no velório da deputada Francisca Trindade. O presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), também foi ao velório e disse que o governo precisa de "muito diálogo e de muita firmeza" para lidar com as ações do MST. (LUIZ FRANCISCO)


Texto Anterior: Governo acha difícil assentar 60 mil famílias
Próximo Texto: Lula vê perda de controle de lideranças sociais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.