UOL

São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jungmann diz ser preciso "baixar o pau da lei" no MST

DA REPORTAGEM LOCAL

Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, o deputado Raul Jungmann (PMDB-PE) criticou ontem o que chamou de política "dúbia" adotada pelo governo federal em relação aos conflitos de terra e propôs, "democraticamente, baixar o pau da lei" no MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
"Sem violência, sem brutalidade. O que eu prego é, democraticamente, baixar o pau da lei quando o MST comete excesso", disse o ex-ministro, que completou: "Baixar o pau da lei é apenas uma forma figurada de dizer que a lei deve ser cumprida".
Jungmann, que ocupou a pasta durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, fez uma projeção pessimista para o governo petista. "Infelizmente, se a atual política dúbia for mantida, ao final deste primeiro ano teremos triplicado o número de invasões", afirmou.
Para o ex-ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vive a contradição histórica por ter apoiado o movimento no passado e não conseguir se posicionar de maneira firme agora. "Quando o governo atua dubiamente, quando diz que a lei será cumprida, mas não age quando ocorrem as invasões, está incentivando um conflito de terra a longo prazo", afirmou Jungmann.


Texto Anterior: Lula vê perda de controle de lideranças sociais
Próximo Texto: Sarney cobra ação do governo contra movimento "fora-da-lei"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.