São Paulo, Quinta-feira, 29 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIVATIZAÇÃO
CPFL foi a única que ficou com grupo nacional
Empresas estrangeiras passam a controlar 5 energéticas em SP

da Reportagem Local

A Paranapanema é a quinta empresa de energia elétrica de São Paulo que passa a ser controlada por companhias estrangeiras.
Das seis estatais do setor privatizadas durante o governo Mário Covas (PSDB), apenas a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) ficou integralmente nas mãos do capital nacional (ver quadro na pág. ao lado).
Comprada pelo consórcio VBC (Votorantim, Bradesco e Camargo Corrêa), a CPFL se associou posteriormente ao grupo português EDP na privatização da Eletropaulo Bandeirante. Mas o grupo nacional entrou com 44% do R$ 1,014 bilhão pago pela empresa. O controle (56%) ficou nas mãos dos portugueses.
Empresas norte-americanas controlam duas das ex-estatais (Elektro, comprada pela Enron, e Paranapanema, vendida à Duke). AES e Houston Energy (EUA) participam do capital da Eletropaulo Metropolitana, ao lado da francesa EDF. Os ingleses da British Gas, junto com a Shell, arremataram a Comgás em abril por R$ 1,65 bilhão e o maior ágio pago nas privatizações do setor em São Paulo: 119,23%. (CT)

Texto Anterior: Privatização: Grupo dos EUA paga ágio de 90% e leva energética
Próximo Texto: Janio de Freitas: Pobreza mental
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.