São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Rastreamento passa a usar "média móvel" de duas pesquisas, e margem de erro cai

Entre eleitores com telefone, Lula tem 32%, e Ciro, 25%

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu a liderança isolada da corrida presidencial -após pesquisa concluída ontem à noite- em rastreamento feito pelo Datafolha apenas entre eleitores que têm telefone fixo.
Com a "média móvel" das duas últimas pesquisas, Lula obteve 32% das intenções de voto, Ciro Gomes (PPS), 25%, José Serra (PSDB), 19%, e Anthony Garotinho (PSB), 11%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Na "média móvel" anterior, Lula tinha 30%, Ciro, 26%, Serra, 18%, e Garotinho, 10%.

O que é a "média móvel"
A partir de hoje, com quatro pesquisas já realizadas, o Datafolha deixa de divulgar, isoladamente, o resultado de cada pesquisa com 600 entrevistados -que tinha margem de erro de quatro pontos percentuais.
O instituto passa a consolidar os resultados de duas pesquisas para extrair um número. Como a amostra aumenta, a margem de erro cai.
A média é "móvel" porque sempre considera o resultado da pesquisa anterior.
Por exemplo, a "média móvel" divulgada hoje se refere a duas pesquisas, uma feita no dia 25 e outra, ontem.
A próxima "média móvel" vai levar em conta os entrevistados de ontem somados aos de pesquisa a ser feita amanhã.
Como faz desde que começou o rastreamento, na semana passada, o instituto adverte que os resultados não representam a opinião de 100% do eleitorado, já que apenas cerca de 54% do eleitorado brasileiro tem telefone fixo.


Texto Anterior: Presidenciável recebe apoio de intelectuais
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Fofoca e insinuação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.