São Paulo, Quarta-feira, 29 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFERNO ASTRAL

Presidente acompanhava visitante

FHC ouve vaias na rampa do Planalto

Eraldo Peres/Photo Agência
Estudantes fazem protesto em frente à rampa do Palácio do Planalto


WILLIAM FRANÇA
da Sucursal de Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso foi vaiado e xingado ontem pela manhã, no momento em que se despedia do presidente da Namíbia, Sam Nujoma, no alto da rampa do Palácio do Planalto.
Cerca de 800 estudantes universitários, segundo a Polícia Militar -1.500, segundo líderes do movimento-, passavam coincidentemente pela praça dos Três Poderes no momento da despedida, por volta das 11h40.
Eles protestavam contra mudanças em um programa de concessão de bolsas de estudos. Carregavam faixas e cartazes contra o governo.
FHC evitou ficar parado no alto da rampa, de frente para os estudantes. Mas andou alguns metros e, da vidraça do Planalto, ficou observando os manifestantes, em silêncio, por cerca de um minuto e meio. Depois não quis fazer comentários.
O presidente da Namíbia havia sido avisado por FHC do protesto, segundo afirmou o chefe do Cerimonial da Presidência, embaixador Válter Pecly. Nujoma, que faz sua segunda visita oficial ao país, desceu a rampa acenando e sorrindo para os estudantes, aparentemente sem compreender os xingamentos.
Os manifestantes integram o PET (Programa Especial de Treinamento), programa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que paga cerca de dois salários mínimos a cerca de 3.500 alunos bolsistas em 59 instituições de ensino superior.
Segundo o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, o programa não vai ser extinto, como afirmam os estudantes. "Ele vai ser modificado e ampliado. Ele é um programa muito seletivo e elitista. Em vez de gastar R$ 45 milhões em três anos, vamos ampliar os gastos em R$ 100 milhões", afirmou o ministro.


Texto Anterior: Saúde: Biopsia diz que ACM não tem câncer na próstata
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Pobreza intolerável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.