São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2000

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OUTRO LADO

Edição é praxe em viagens, diz assessoria

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A assessoria de imprensa do ministro Raul Jungmann informou que é praxe a edição de revistas com informações sobre realizações do governo para serem levadas nas viagens do ministro ao exterior. O custo das publicações gira em torno de R$ 140 mil para cada viagem.
As revistas foram feitas pelas empresas Núcleo Design e Photoagência, contratadas pela agência Casablanca, detentora da conta publicitária do Incra. A coordenação e os textos foram feitos por jornalistas que trabalham no Incra.

Jornalistas
Os quatro órgãos vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário têm 14 jornalistas, 12 deles contratados por empresa privada de assessoria de imprensa. A verba publicitária do órgão prevista para todo este ano, de R$ 2,9 milhões, já acabou.
Segundo a assessoria, o ministro Jungmann viaja pelo menos uma vez ao ano para outros países. A justificativa do ministério para a confecção da revista é que a reforma agrária é um assunto de interesse internacional.
As informações contidas nas reportagens das revistas, disse a assessoria, são relativas a determinadas etapas da negociação. A situação mudou depois que o trabalho foi concluído, reconhecem os assessores.

Dados
Os dados usados nas publicações, segundo os assessores, foram extraídos de atas das reuniões de representantes do governo com integrantes de movimentos sociais. Os relatos tiveram, segundo a assessoria, caráter técnico.


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