São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

26 milhões de eleitores votam hoje

Almeida Rocha - 1º.out.00/Folha Imagem
Eleitora vota na urna eletrônica, na zona leste da cidade


DA REDAÇÃO

Em 31 cidades, 26,04 milhões de eleitores vão às urnas hoje para eleger seus prefeitos no segundo turno. O número de eleitores é 14,5% maior que o do segundo turno de 1996, que ocorreu também em 31 cidades.
Os eleitores que voltam às urnas este ano representam 23,71% dos mais de 109 milhões de eleitores registrados no Brasil.
Quatro das 11 capitais -São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza, os maiores colégios eleitorais em disputa- respondem por mais da metade desse eleitorado. Somadas, elas têm 14,16 milhões de eleitores.
Dos Estados onde haverá votação, três estão livres da lei seca -proibição da secretaria estadual da Segurança Pública à venda e consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes no dia da eleição-, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Em São Paulo, a Achuesp (Associação das Churrascarias do Estado de São Paulo) conseguiu uma liminar da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo para ter os membros dessa entidade liberados.

Apuração
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) espera concluir a apuração mais rápido do que no primeiro turno. Segundo o ministro Néri da Silveira, presidente do tribunal, o fato de haverem apenas dois candidatos por cidade agiliza o processo de totalização.
Haverá alguma diferença no horário de conclusão da apuração em Manaus e Belém, devido ao fato de as cidades não estarem sob horário de verão. A eleição seguirá o horário local -isto é, deve começar e terminar uma hora mais tarde em relação a Brasília.
Dois municípios do Maranhão, São João Batista e Cândido Mendes, terão nova eleição em algumas seções. Nelas, a urna eletrônica apresentou problemas técnicos. Foram perdidos mais votos que a diferença entre os dois principais candidatos.
Outras cidades também tiveram sérios problemas técnicos com a urna, mas os tribunais decidiram negar os recursos apresentados.
Na sexta, o TRE paulista decidiu negar recurso apresentado pelo Ministério Público sobre a eleição em Araçoiaba da Serra, interior paulista. Segundo a assessoria de imprensa do TRE, o acórdão só ficará pronto na próxima semana.
Nessa cidade, a legenda e os oito candidatos a vereador do PT do B deixaram de ser cadastrados na urna. Os eleitores desses candidatos foram orientados a anular o voto eletrônico para vereador e votar em por meio de cédulas.


Texto Anterior: Eleitorado: Hegemonia em grandes centros é alvo de partidos
Próximo Texto: Curitiba: Taniguchi e Vanhoni estão empatados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.