São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inácio tem mais votos entre os de renda maior

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA
DO ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA


Inácio Arruda, 43, fala claro, pausadamente. Sua origem política começou no movimento de bairros e favelas de Fortaleza.
No entanto, o candidato é mais ouvido entre eleitores com formação universitária e renda superior a dez salários mínimos.
Com formação profissional de nível médio -é eletrotécnico-, Inácio começou cedo na política, sempre ligado ao PC do B. Em 1988 foi eleito vereador. Elegeu-se duas vezes para a Câmara dos Deputados. Na segunda, com o maior número de votos da história do Ceará.
Inácio passou a sentir o peso de ser marxista nesta eleição. Foi chamado de ateu e comunista por adversários e respondeu indiretamente, com atos ecumênicos e líderes religiosos no palanque.
Levou a Fortaleza bispos que denunciaram a discriminação religiosa e a utilização da fé.
O candidato não contou com marqueteiros políticos. A campanha, estimada em R$ 900 mil, foi baseada em comícios na reta final do segundo turno. "Teve dia que fiz 14 discursos, alguns sem aparelhagem de som", diz Inácio, que perdeu sete dos 83 quilos que pesava no início da campanha.


Texto Anterior: Eleitor de baixa renda é maior alvo de Juraci
Próximo Texto: Manaus: Fim de campanha é marcado por acirramento de denúncias mútuas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.