São Paulo, Domingo, 30 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNO

Motivo foi acúmulo de benefícios

Por fax, Villas Bôas é demitido da Funai

da Sucursal de Brasília

O sertanista Orlando Villas Bôas, 86, um dos fundadores da Funai (Fundação Nacional do Índio) na década de 60, foi demitido do cargo de assessor do órgão na última terça-feira.
Ele foi comunicado da demissão por um fax enviado pelo presidente da Funai, Frederico Marés de Souza Filho. "Houve falta de consideração. Não questiono a demissão, que é uma prerrogativa do presidente, mas a maneira como foi comunicada", disse.
A justificativa apresentada no fax foi a necessidade de evitar acúmulo de benefícios -o sertanista vinha recebendo desde 99 uma pensão vitalícia concedida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Na época, também foi agraciado o irmão de Orlando, Cláudio, que já morreu.
"Os índios estão passando fome. Há 22 aldeias litorâneas totalmente desassistidas. Perto do que acontece com os índios, isso (a demissão) é ninharia", afirmou Villas Bôas.
Segundo ele, o acúmulo de benefícios "poderia ter sido resolvido com um telefonema". "Eu abriria mão do cargo sem nenhum problema." Segundo ele, o salário e a pensão têm valor semelhante, de "cerca de R$ 1.000".



Texto Anterior: "Apoio de FHC não basta"
Próximo Texto: Senado: Tuma encaminhará relatório de Estevão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.