São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB vai indicar cinco nomes para vaga de Bezerra no ministério

VERA MAGALHÃES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A cúpula do PMDB vai indicar cinco nomes para substituir Fernando Bezerra no Ministério da Integração Nacional. O preferido da cúpula é o presidente do Conselho de Ética do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS), 64, mas FHC ainda não bateu o martelo.
Além de Tebet, o PMDB incluiu na relação o atual assessor especial do Planalto, Moreira Franco, e os deputados Benito Gama (BA), João Henrique (PI) e Jorge Almeida (SE). Este último conta com o apoio também do governador tucano Albano Franco.
Tebet disse que aceita, se forem definidas as prerrogativas da pasta. Ele não a quer "esvaziada" com o fim das superintendências de desenvolvimento regional (Sudam e Sudene) e a transferência das ações contra a seca para o Desenvolvimento Agrário.
A cúpula do partido quer marcar uma conversa com FHC para discutir o papel da pasta. A lista do partido foi fechada ontem em almoço na casa do presidente do Senado, Jader Barbalho (PA).
A Folha apurou que o PMDB deve sugerir que o ministério seja fortalecido com a área de saneamento urbano, hoje da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, de Ovídio de Ângelis (PMDB-GO). O partido também considera a hipótese de fundir as pastas.
Contra Tebet pesa o fato de ele ser da região Centro-Oeste, que hoje já domina alguns dos principais cargos do partido. Benito pode ser a opção se FHC quiser fortalecer a oposição ao senador Antonio Carlos Magalhães na Bahia.
A legenda sugeriu a FHC antecipar a reforma ministerial prevista para dezembro, para o presidente recompor a base no Congresso e dar aos novos ministros mais tempo para trabalhar. O novo ministro da Integração, sendo um político, terá de sair até abril, para concorrer às eleições.



Texto Anterior: Pesquisa da CNT diz que aumenta reprovação a FHC
Próximo Texto: Tebet é acusado de desvio de dinheiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.