São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARAJÁS

Julgamento de massacre terá reinício dia 18

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O julgamento dos policiais militares envolvidos no massacre de Eldorado do Carajás recomeça no dia 18 de junho, segundo a juíza Eva do Amaral Coelho.
Diferentemente do que foi anunciado anteriormente, não serão nove, mas apenas três sessões para julgar os réus.
A juíza acatou o pedido do Ministério Público Estadual e serão julgados primeiro os líderes das tropas, coronel Mário Colares Pantoja, major José Maria de Oliveira e capitão Raimundo Almendra Lameira. A previsão é que o julgamento dos oficiais dure uma semana.
Na sessão seguinte, marcada para o dia 25 de junho, será a vez dos 17 tenentes, subtenentes e sargentos irem para o banco dos réus. No dia 2 de julho, serão julgados os 126 cabos e soldados.
Eva do Amaral havia anunciado que os oficiais iriam ser julgados por último, mas o promotor Marco Aurélio do Nascimento recorreu da decisão.
Pantoja, Oliveira e Lameira foram absolvidos pelos jurados em 18 de agosto de 1999. Na época, Nascimento recorreu e pediu a suspensão do julgamento dos outros policiais militares.
Cerca de um ano depois, os desembargadores do TJ (Tribunal de Justiça) decidiram pela anulação do julgamento, alegando que houve contradições na formulação dos quesitos pelo juiz Ronaldo Valle, o terceiro dos cinco juízes que o caso já teve.
O advogado de Pantoja, Américo Leal, disse que está estudando uma forma de impedir o julgamento dos oficiais. Leal tem um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a revogação da anulação.
Outros dois recursos do advogado de Almendra, Jânio Siqueira, estão em tramitação no STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Pantoja, Oliveira e Almendra comandaram as tropas da Polícia Militar durante a desobstrução da rodovia PA 150 em Eldorado do Carajás no dia 17 de abril de 1996, quando 19 sem-terra foram mortos e mais de 60 pessoas ficaram feridas.
(LUÍS INDRIUNAS)

Texto Anterior: Dossiê Caribe: Motta não era diretor de empresa, diz FBI
Próximo Texto: Saúde: Marta será operada para retirar nódulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.