São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO A 2002

Nome de governador à Presidência tem opositores dentro do partido

Garotinho sofre resistência no PSB

ANTONIO CARLOS DE FARIA
PEDRO DANTAS
DA SUCURSAL DO RIO

O lançamento do governador Anthony Garotinho à Presidência da República sofre resistências no PSB. O senador Saturnino Braga disse que sai do partido se for confirmada a candidatura. O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, quer a escolha de um outro nome, o do governador do Amapá, João Capiberibe.
O nome de Garotinho foi anunciado em uma reunião dos 16 integrantes da Executiva Nacional do PSB, anteontem no Rio. Saturnino -relator do Conselho de Ética do Senado no caso da violação do painel eletrônico- e Lessa prometem lutar contra a idéia no encontro dos 45 membros do Diretório Nacional, sexta-feira e sábado, em Brasília.
O governador do Rio saiu da reunião anteontem dizendo que apoiava o surgimento de outros pré-candidatos, mas que seu nome tinha sido sugerido por todos os membros da Executiva. Ele chegou a falar como candidato "que entrava na disputa para ganhar". Ontem, Garotinho disse que recebeu um telefonema de Lessa, que teria contestado as informações de que se opõe à candidatura. Ouvido pela Folha, Lessa confirmou que não apóia Garotinho e negou que tenha telefonado para ele. "Não liguei para ele e não existe consenso em torno de nenhum nome", afirmou.
Saturnino Braga é contra o partido ter candidatura própria na disputa pela sucessão de Fernando Henrique Cardoso. Para ele, o PSB, justamente por não ter candidato, pode exercer o papel de aglutinador das oposições de esquerda ao governo. "Acho que devemos elaborar um programa mínimo para o próximo governo e chamar Lula e Itamar para discuti-lo, daí saindo uma candidatura única, apoiada pelo PSB, PT, PDT, PC do B e outros setores da esquerda nacional."
Saturnino exclui da negociação o candidato do PPS, Ciro Gomes. "Ele tem um histórico de relação com a direita e de apoio às privatizações. Seu governo seria apenas uma continuidade do desastre que aí está."
Anteontem, o vazamento da suposta indicação de Garotinho provocou constrangimento entre a cúpula do PSB após a reunião da executiva. A "indicação unânime" foi anunciada pelo presidente do PSB no Rio, deputado federal Alexandre Cardoso. Depois, uma assessora de Garotinho informou que Lessa havia sugerido Capiberibe como pré-candidato.


Texto Anterior: Outro lado: HSBC afirma que será realizada investigação
Próximo Texto: Questão indígena: Ministério investiga contratação de índios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.