São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

Usina é acusada

Ministério investiga contratação de índios

DA FOLHA RIBEIRÃO

O Ministério do Trabalho em Ribeirão Preto está investigando a possível contratação irregular de índios terenas para trabalhar no corte da cana na usina Nova União, em Serrana (315 km de São Paulo). Nos últimos dez dias, chegaram cerca de 400 índios terenas, de Mato Grosso do Sul, para o trabalho. Outros 600 estariam para chegar nos próximos dias, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serrana.
A usina alega que optou por contratar os índios por não haver mão-de-obra suficiente para o corte da cana na região.
O Ministério do Trabalho investiga também a situação dos alojamentos usados pelos índios, na usina Santa Lydia, em Ribeirão Preto, que está desativada e pertence ao mesmo grupo.
Ontem, fiscais do trabalho e membros da Procuradoria Regional do Trabalho, de Campinas, estiveram nas duas usinas. Eles afirmaram que os alojamentos não são adequados e que a empresa deve ser autuada.
O fiscal Ivanildo Mota de Souza disse ontem que já foi confirmado, em campo, o trabalho de índios sem registro, mas não soube informar quantos eles seriam.
O administrador do escritório da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande, Márcio Justino Marcos, disse que a contratação de índios por usinas é comum, mas é feita diretamente pelas empresas com representantes da Funai nas aldeias. "Estamos preocupados, porque alguns contratos não estão passando pela tramitação normal. Tivemos conhecimento de que pessoas de São Paulo estiveram fazendo uma espécie de "arrastão" nas aldeias de Mato Grosso do Sul."
O chefe do departamento pessoal da usina Nova União, Cláudio Pelis, disse ontem que todos os índios contratados pela empresa estão registrados em carteira e recebem o mesmo salário dos demais trabalhadores do corte da cana-de-açúcar.



Texto Anterior: Rumo a 2002: Garotinho sofre resistência no PSB
Próximo Texto: Panorâmica - Educação: Ministério nega ter favorecido PSDB em livro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.