UOL

São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula fez "ponte" com BNDES

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Uniforja (Cooperativa Central de Produção Industrial de Trabalhadores em Metalurgia), José Domingos dos Santos, afirmou ontem que o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi "essencial" para que conseguisse o empréstimo de R$ 25 milhões com o BNDES. Com o dinheiro, a entidade comprou a massa falida de uma metalúrgica.
"O governo ajudou muito na negociação. Sem a ajuda, o empréstimo não sairia", afirmou.
Ele disse que o presidente, antes mesmo de eleito, interveio a favor da cooperativa para que fosse feito um estudo, que foi entregue ao BNDES, sobre a viabilidade econômica do empreendimento.
O documento feito pela consultoria de Antoninho Trevisan, amigo de Lula, embasou as argumentações a favor do empréstimo, disse Santos. Uma parte do dinheiro foi usada como capital de giro -R$ 7 milhões-, e o restante serviu para a compra, em leilão, da massa falida da Conforja. Durante visita à cooperativa ontem, Lula afirmou que esteve no local, que emprega 445 funcionários, três vezes antes de eleito.
A Uniforja assinou o empréstimo em novembro de 2002, no governo FHC, mas o dinheiro só foi liberado em março, quando Carlos Lessa já estava na presidência do BNDES. "Lamentavelmente, demorou muito. Poderia ter saído mais rápido", disse Lula.


Texto Anterior: Lula diz que consertará o país como um "peão"
Próximo Texto: Janio de Freitas: Os convertidos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.