UOL

São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em tribunal paralelo, Heloísa Helena insinua que poderá deixar o partido

RAFAEL CARIELLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sem fixar data, a senadora Heloísa Helena (AL) insinuou anteontem que pode deixar o PT independentemente do resultado do processo em curso no partido que a ameaça de expulsão.
Helena participou de um tribunal paralelo de julgamento dos parlamentares radicais, organizado, entre outros, pelo ex-deputado constituinte pelo PT Plínio de Arruda Sampaio.
Em seu discurso perante o tribunal, a senadora disse que as forças de esquerda precisam "fazer uma disputa gigantesca" sobre os rumos do governo e do PT, mas que necessitam "estabelecer uma estratégia e estabelecer um tempo também".
"Não é justo ficar a legitimar, a dar legitimidade a um processo como esse [do governo Luiz Inácio Lula da Silva]", disse.
Helena afirmou que "o PT a eles [direção do partido e governo] não pertence e é exatamente por isso que a gente precisa disputar algo que é patrimônio da classe trabalhadora". "Agora, com passos firmes, com passos necessários, estabelecendo um calendário de lutas para que a gente possa decidir o que é que nós vamos fazer. Por que viver de saudade, viver de memória histórica?"
Questionada pela Folha após o evento, disse que não levantava "nenhuma hipótese". "Se eu não acreditasse mais no meu partido, eu já teria saído e não estaria enfrentando essa humilhação que nós estamos enfrentando numa Comissão de Ética." Mas disse: "Já disse que não vou ter com o PT uma relação que político vigarista tem com partido de aluguel". O prazo a ser dado ao PT e ao governo antes de uma tomada de decisão, ela disse, é "programático", não "temporal".
Em seu discurso no julgamento paralelo, acompanhado por cerca de 200 sindicalistas e militantes petistas, o deputado João Batista de Araújo, o Babá (PA), disse que "o czar José Dirceu, a partir da Casa Civil, quer determinar tudo, tratando parlamentares do PT como se fossem moleques".


Texto Anterior: Ativistas ingleses divulgam texto a favor de radicais
Próximo Texto: Governo: Lula e Estados discutem rateio de verba social
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.