UOL

São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA SELVA

Presidente e primeira-dama acompanham festa do boi-bumbá

Lula fica até as 3h no bumbódromo

DO ENVIADO A PARINTINS (AM)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia acompanharam até as 3h (Brasília) de ontem a apresentação dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, na abertura da 38º edição do Festival Folclórico de Parintins, cidade a cerca de 400 km de Manaus.
O casal, convidado de honra do governador do Amazonas, Eduardo Braga (PPS), chegou ao "bumbódromo", arena da festa, por volta das 20h (21h em Parintins) de sábado. O presidente foi homenageado pelos bois, tradicionais rivais, e leu um discurso no qual exaltou a importância da cultura popular.
"Intelectuais e artistas têm muito a aprender com a arte popular", disse ele, para um público estimado em 30 mil pessoas.
Segundo Braga, foi a primeira vez que um presidente da República participou da festa. Por isso, os bois se uniram para saudar Lula com duas imensas bandeiras com mensagens de agradecimento pela visita.
Diante a rivalidade entre as agremiações, Lula e Marisa se vestiram com cores neutras. A cor do Garantido é o vermelho e a do Caprichoso, o azul.
O presidente vestia uma calça escura e uma camiseta branca. A primeira-dama, de novo visual, com os cabelos mais curtos, optou por um conjunto em tons de amarelo claro.

Assédio
Os dois se revezaram na sacada do camarote oficial do governo, sobre a arquibancada, e foram muito assediados pelo público, que jogava camisas, bonés e pedaços de papel em busca de autógrafos. O casal só deixou a festa quando as apresentações do Garantido e do Caprichoso acabaram.
O presidente ganhou de presente um colar indígena e se apressou em colocá-lo no pescoço para assistir aos bois. No camarote oficial, foram servidos canapés, lanches, champanhe, cerveja e uísque.
Apesar de ter declarado neutralidade, Lula chegou a ensaiar alguns passos de dança durante a apresentação do boi vermelho.
Ontem pela manhã, afirmou que pretende acompanhar a edição do ano que vem do festival e que irá convidar todos os seus ministros. "Eu, que conheço muita coisa no Brasil, posso dizer que Parintins deu um banho de cultura. É maravilhoso", disse o presidente.


Texto Anterior: Governador quer compensação por apoio a pontos das reformas
Próximo Texto: Panorâmica - Partidos: PC do B critica PT e afirma que manterá coesão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.