UOL

São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Até na cama, há mensagens para os participantes

João Castilho/Folha Imagem
Mensagem deixada no hotel onde ocorreu o seminário do PT


DOS ENVIADOS A BELO HORIZONTE
DA AGÊNCIA FOLHA,
EM BELO HORIZONTE

O publicitário Duda Mendonça tentou esvaziar o caráter político do 1º Seminário de Comunicação e Propaganda Eleitoral do PT, chegando a sugerir que alguns ministros convidados não fossem a Belo Horizonte. A alegação era que se tratava de uma discussão "técnica": "Não é um evento político, é técnico. Se conseguir que não vire [político], será a grande vitória", disse Duda na abertura do evento.
Mas o seminário não só se transformou num evento político, como também em palco para a promoção pessoal de Duda. Cada um dos 450 inscritos -e até mesmo outros hóspedes que não participavam do evento- tropeçou em uma ou outra citação do publicitário desde sua entrada no hotel até o momento de se deitar.
"Conquista se faz assim, melhorando a imagem", dizia uma mensagem afixada no espelho dos banheiros dos apartamentos. As presilhas das toalhas, na cor vermelho e com a estrela do PT, estampavam: "Campanha política é como corrida de Fórmula 1: muitas vezes ganha quem erra menos".
Ao retirar o telefone do gancho, o militante petista se deparava com a seguinte mensagem colada ao aparelho: "Conquista se faz assim: ouvindo com paciência e falando com carinho". Ao se deitar, o militante encontrava sobre os lençóis uma caixa de chocolates com um coração vermelho e uma estrela do PT com os dizeres: "Conquista se faz assim, com carinho e surpresa".
No auditório, as frases tinham outro tom: "Não basta fazer, tem que dizer que fez"; "Fale sempre do benefício, não do custo da obra"; "Em política, quem bate perde".
Na palestra que fez na manhã de ontem, Duda montou um teatrinho para criticar a comunicação do PT, dizendo que eleição se ganha dando argumentos ao eleitor, mas com simpatia. Duas pessoas fizeram uma encenação na qual uma representava uma militante radical que abordava o eleitor de forma áspera, para mostrar como isso incomoda.


Texto Anterior: Eleições municipais: Gushiken diz que Lula será avaliado em 2004
Próximo Texto: PT foi eleito para mudar o Brasil em oito anos, diz Genoino em ato falho
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.