São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula e Marta desfilam hoje em carro aberto

Presidente percorrerá 2 km e depois, pela 1ª vez nestas eleições, dividirá palanque com um candidato

ANA FLOR
DA REPORTAGEM LOCAL
RANIER BRAGON
EM SÃO PAULO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressa hoje na campanha de rua das eleições deste ano desfilando em carro aberto por ruas do extremo leste de São Paulo ao lado da candidata do PT à prefeitura da capital, Marta Suplicy. Ontem, no evento que marcou o começo de suas viagens de campanha, Lula não dividiu o palanque com candidatos.
O presidente e Marta irão percorrer cerca de dois quilômetros do bairro Jardim Helena em cima de um jipe, que será acompanhado de um grande esquema de segurança. Logo atrás, outro jipe deve conduzir os senadores do PT paulista, Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e a deputada federal Luiza Erundina (PSB), que, apesar de criticar o governo Lula no Congresso, tem popularidade na região.
O desfile em carro aberto acabará no final da rua São Gonçalo do Rio das Pedras, onde acontecerá um comício. O coordenador da campanha de Marta, deputado Carlos Zarattini, disse esperar cerca de 2.000 pessoas no evento. Há petistas que falam em expectativa de 15 mil. Na região, Marta tem um de seus maiores índices de intenção de voto.
Uma das principais estratégias de marketing da campanha de Marta é associar seu nome a Lula. O presidente já gravou uma mensagem de apoio à petista, que foi ao ar no primeiro programa de TV, no dia 20.
Lula vai de helicóptero até um ponto de pouso próximo. De lá, segue em carro da segurança para o Jardim Helena, onde sobe no Jipe. Sem falar em cifras, o PT disse que devolverá aos cofres públicos os valores que a Presidência gastará com a ida de Lula ao evento.
Ainda hoje, o presidente participa de comícios em São Bernardo do Campo -com Luiz Marinho (PT), seu ex-ministro e candidato a prefeito- e Diadema -com o petista Mário Reali. Amanhã, está confirmada sua participação em evento de campanha de Vanderlei Siraque (PT), em Santo André.
Ontem, Lula voltou às obras inacabadas da Universidade Federal do ABC, onde esteve há menos de um ano. Para não ser acusado de fazer campanha em eventos de trabalho, o presidente não tocou no tema das eleições municipais.
Ao lado de Lula estavam o ministro da Educação, Fernando Haddad, Arlindo Chinaglia, o deputado federal Vicentinho (PT-SP) e os prefeitos petistas (que não disputam eleição) de Santo André, João Avemileno, de Guarulhos, Elói Pietá, e de Diadema, José de Fillipi Jr.
No discurso, no qual voltou a criticar seus antecessores no âmbito da educação, área na qual disse que ficará na história, Lula saudou o ex-deputado federal Professor Luizinho, réu no processo do mensalão e que disputa vaga na Câmara de Santo André. Luizinho não subiu no palanque, mas encontrou o presidente antes da cerimônia.
Bem humorado, Lula brincou com estudantes e funcionários da universidade. Antes da solenidade de inauguração de um dos blocos do campus -a conclusão das obras está prevista para 2010-, o presidente visitou laboratórios. No de informática, posou ao lado de uma pessoa que utilizava um computador e disse: "Deixa eu tirar a foto aqui do lado, fingindo que eu estou trabalhando".


Texto Anterior: Eleições 2008 / Datafolha: Aprovação à gestão de Kassab vai a 44% e bate novo recorde
Próximo Texto: Ataques entre Marta e Kassab fervem no rádio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.