São Paulo, segunda-feira, 30 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS GERAIS

Costa e Azeredo ainda dividem a liderança

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Pesquisa Datafolha de intenção de voto para o Senado em Minas Gerais, realizada no último dia 27, mostra o deputado federal Hélio Costa (PMDB) e o ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB) dividindo a preferência do eleitorado no Estado. Eles são os mais cotados para ocupar as duas cadeiras mineiras que estão em disputa.
Costa e Azeredo mantiveram os índices anteriores, 40% e 39%, respectivamente, e estão empatados tecnicamente -já que a margem de erro das pesquisas é de três pontos percentuais nos resultados, para mais ou para menos.
Quem cresceu foi o deputado federal e presidente do Cruzeiro Futebol Clube, Zezé Perrella (PFL). Nesta reta final de campanha, Perella colou seu nome ao do candidato tucano ao governo do Estado, Aécio Neves, na esperança de mais votos. Perrella, que ocupa o terceiro lugar, subiu de 23% para 28%.
Nos seus últimos programas do horário eleitoral, ele também passou a usar o apelo do futebol como meio para tentar conquistar uma vaga. Na sexta-feira, apresentou Luiz Felipe Scolari (ex-treinador do Cruzeiro) e o jogador Ronaldo (que também jogou com a camisa do time mineiro), pentacampeões com a seleção brasileira na Copa da Coréia/Japão, pedindo votos para o deputado-cartola.
A quarta colocação está com o também deputado federal Tilden Santiago, do PT, que oscilou positivamente três pontos desde a última pesquisa. Passou de 14% para 17%. O petista conta com a expressiva intenção de voto que o presidenciável do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, tem em Minas (52% dos votos válidos) para tentar mudar o quadro e chegar ao Senado.
Mas apenas 28% dos que declaram voto em Lula têm intenção de voto em Tilden. Hélio Costa, que apóia o petista para a presidência, tem a preferência entre os eleitores do presidenciável do PT (41%).
O tucano Eduardo Azeredo é o candidato preferido dos eleitores que avaliam bem o governo FHC (46%), dos que votam em José Serra para presidente (56%) e também dos que vão votar em Aécio Neves para o governo estadual (51%), todos do PSDB.

Brancos e nulos
São altos os índices de eleitores que estão indecisos ou que pretendem votar em branco ou anular o voto, considerando as duas vagas para o Senado de que dispõe Minas Gerais. Os votos em branco ou nulo, segundo a pesquisa, somam 14%; os indecisos, 30%. (PP)


Texto Anterior: Rio de Janeiro: Cabral lidera com folga; Crivella segue em 2º
Próximo Texto: Reta Final: Ruth ataca "estatismo antiquado" da oposição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.