São Paulo, Sábado, 30 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cúpula aguarda encontro regional

da Reportagem Local

A cúpula nacional do PT está em compasso de espera pelo resultado da reunião do diretório do Rio, que será realizada amanhã. Esse encontro baterá o martelo sobre a posição do partido em relação ao governo de Anthony Garotinho (PDT).
Integrantes da direção nacional estão agindo para que o partido saia o menos rachado possível, mas reconhecem que essa ação pode fracassar.
O presidente do PT, José Dirceu (SP), chega hoje ao Rio. Ele vai se reunir com o presidente estadual do partido, deputado Carlos Santana (RJ), pivô da crise entre petistas e pedetistas.
"Estamos atuando para que o PT saia unido desse episódio, dentro das possibilidades. O Garotinho tenta dividir o partido, mas não vamos permitir isso", disse o secretário-geral do PT, Arlindo Chinaglia (SP).
Lideranças da Articulação, corrente da vice-governadora do Rio, Benedita da Silva (PT), entendem que a resolução aprovada pelo partido na semana passada fala em entregar os cargos a Garotinho para rediscutir a participação do PT no governo. Os radicais sustentam que os petistas devem deixar a administração do pedetista.
Na avaliação de alguns petistas, o gesto de integrantes da Articulação, que vão colocar seus cargos à disposição de Garotinho, pode facilitar um acordo interno, porque, com essa decisão, estariam cumprindo a resolução, que não é clara quanto à saída ou não do partido do governo fluminense.
"O pessoal vai entregar os cargos para cumprir a resolução. Mas é o diretório que tem de decidir se o partido vai retomar as discussões com o Garotinho sobre a participação do PT", afirmou Dirceu.
Os caciques do PT se reuniram ontem, em São Paulo, para fazer uma avaliação sobre a crise entre o partido e Garotinho. Luiz Inácio Lula da Silva estava presente. A cúpula nacional está preocupada com os desdobramentos do episódio e avaliou que o caso deixou o partido em uma situação delicada.


Texto Anterior: No Rio: Articulação, facção do PT, pedirá intervenção do diretório nacional
Próximo Texto: Privatização: Não há "duelo" por recursos, diz Calabi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.