São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tasso Jereissati (PSDB) afirma que PT foi "o grande vitorioso"

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

DO ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA

"O grande vitorioso nestas eleições foi o PT", disse o governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB), ontem, depois de votar no colégio Farias Brito, no bairro Varjota, em Fortaleza. Para o governador, o segundo turno reiterou o crescimento petista já previsto com os resultados do primeiro turno.
O comentário não indica uma preferência partidária. Pelo contrário, apesar de não declarar o voto, Tasso sinalizou que uma vitória do candidato de esquerda Inácio Arruda (PC do B), apoiado pelo PT, seria "traumática".
"O discurso do PC do B é "fora FHC", "fora FMI". Como é que conseguiria recursos sem pedir ajuda a bancos internacionais?"
Tasso chegou à seção no começo da tarde acompanhado da primeira-dama Renata Jereissati e de seu filho mais novo, André.
A reeleição, para Tasso, não é o ideal. Para ele, um governo de cinco anos, e não quatro, como acontece hoje, sem reeleição, seria mais eficiente. A proposta ainda não foi discutida com outros nomes do governo federal, mas poderá entrar na pauta da reforma partidária que, segundo Tasso, é prioritária para a democracia.
"É fundamental acabar com a picaretagem política que alguns partidos pequenos praticam. Eles aproveitam o horário eleitoral para trocas e barganhas", afirmou.
Ele aproveitou para criticar a tentativa de aumento salarial pelos funcionários do Judiciário. "Os três poderes têm que estar em harmonia. É inexplicável que alguns sejam beneficiados enquanto outros não são."
Ele acredita ser fundamental, ao se pensar em aumento do salário mínimo, verificar as consequências nas finanças do país. Ainda assim, para Tasso, seria possível um mínimo de R$ 180. "No Ceará, nenhum funcionário público ganha menos que R$ 200", disse.


Texto Anterior: Fortaleza: Juraci é reeleito com pequena vantagem
Próximo Texto: Mesária e deputado são acusados de boca-de-urna na capital do CE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.