São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mesária e deputado são acusados de boca-de-urna na capital do CE

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA
DO ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA


Quinze pessoas foram presas em Fortaleza fazendo boca-de-urna, entre elas uma mesária que distribuía materiais de Inácio dentro de uma sala de votação.
Enquanto algumas pessoas vestiam a camisa do candidato Juraci Magalhães (PMDB), prefeito da cidade, militantes do PMDB e do PC do B de Inácio Arruda tomaram as ruas durante todo o dia, agitando bandeiras e distribuindo adesivos de seus candidatos.
No final da tarde o deputado estadual João Alfredo, do PT, foi levado à Superintendência da Polícia Federal pois ele estaria fazendo boca-de-urna.
As denúncias mais graves envolveram militantes do prefeito, com acusações de uso da máquina pública ao emprestar carros da prefeitura para levar eleitores. Assessores do prefeito negaram as acusações. Segundo eles, os veículos relacionados foram disponibilizados pela prefeitura ao TRE.
Lado a lado, militantes dos dois candidatos tentavam convencer eleitores, sem enfrentamentos. Foram registradas duas brigas entre grupos: durante a passagem de uma carreata de Inácio no bairro Henrique Jorge e outra com a passagem de Juraci no bairro José Walter, ambos na periferia.
Em frente à escola técnica de Fortaleza, policiais dispararam tiros para o alto para dispersar militantes.
A lei seca foi ignorada. Em toda a cidade, foi possível ver bares abertos vendendo livremente bebidas alcoólicas.
No centro da cidade, idosos apostavam qual seria a vantagem, em votos, do prefeito sobre seu adversário.
Os apostadores chegavam a arriscar que o prefeito ganharia por até 100 mil votos de diferença para Inácio. Na última terça, Juraci brincou com as apostas: "Quem será que vai ganhar a bolada?".


Texto Anterior: Tasso Jereissati (PSDB) afirma que PT foi "o grande vitorioso"
Próximo Texto: Goiânia: Pedro Wilson vence eleição com 55,77% dos votos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.