São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOIÂNIA
O adversário petebista Darci Accorsi, prefeito da cidade entre 1992 e 1996, pelo PT, teve 44,23% dos votos válidos
Pedro Wilson vence eleição com 55,77% dos votos

LUIZA DAMÉ
ENVIADA ESPECIAL A GOIÂNIA

O petista Pedro Wilson Guimarães, 58, foi eleito prefeito de Goiânia, com 295.167 votos, 55,77% do total de votos válidos. Ele derrotou o petebista Darci Accorsi, 55, que teve 234.060 votos (44,23%). A vantagem de Pedro Wilson foi de 61.107 votos.
Esta é a segunda vez que o PT ganha a disputa na capital de Goiás. Em 1992, o próprio Accorsi foi eleito prefeito pelo PT.
O candidato derrotado disse esperar que Pedro Wilson "se saia bem e faça o que prometeu à população".
O petista afirmou que vai procurar a candidata eleita em São Paulo, Marta Suplicy, para realizar um trabalho conjunto.
"O PT sai com força desta eleição. O eleitor quer mudança, e o PT representa a esperança de mudança", disse.
Marta e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cumprimentaram Pedro Wilson pela vitória antes mesmo da divulgação do resultado. Pedro Wilson prometeu a Suplicy que vai implantar o programa de renda mínima defendido pelo senador.
Uma das promessas de campanha do petista é a criação do programa bolsa-escola, que distribui dinheiro às famílias com crianças matriculadas na rede pública de ensino. Ele não adiantou quanto será dado a cada família.
"Os eleitores que votaram em Pedro Wilson não vão se decepcionar. Vamos honrar nossos compromissos", afirmou o petista. Ele comemorou a vitória num comício na Praça Cívica, no centro administrativo de Goiânia, com a presença de cerca de 1.500 pessoas, segundo a Polícia Militar.
Militantes do PT carregaram nos ombros o candidato eleito por cerca de 100 metros entre a sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e a praça.
"O povo não é bobo e sabe o que é melhor para Goiânia", afirmou o petista, que recebeu apoio dos cinco candidatos derrotados no primeiro turno da eleição.

Orçamento participativo
Pedro Wilson disse que começará imediatamente a negociar com os vereadores a proposta orçamentária do município para permitir a adoção do orçamento participativo desde o início do governo.
O orçamento de Goiânia para 2001 é de R$ 682 milhões.
"Vamos fazer pelo menos uma discussão mínima do orçamento com a população", afirmou o petista, logo depois de votar.
"Nós estamos conscientes da grande responsabilidade que assumimos e preparados para fazer um governo participativo", completou.
A participação popular na definição dos gastos públicos é uma das principais bandeiras dos Partido dos Trabalhadores. Segundo Pedro Wilson, na administração petista de Accorsi, o orçamento participativo não foi totalmente implantado.
O candidato petista disse que retorna amanhã a Brasília para reassumir o mandato de deputado federal e a presidência da Comissão de Educação.



Texto Anterior: Mesária e deputado são acusados de boca-de-urna na capital do CE
Próximo Texto: Polícia detém 157 pessoas na cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.