São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT foi decisivo no resultado, dizem analistas

MARCELO BERABA
DA SUCURSAL DO RIO

Cientistas políticos ouvidos pela Folha atribuem ao PT um peso grande na vitória final de Cesar Maia.
Segundo Alberto Carlos Almeida, diretor do DataUFF, suas pesquisas mostraram que houve uma migração de votos lenta do PT para Maia.
Jairo Nicolau, do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro, da Universidade Cândido Mendes), também atribui ao PT parte da vitória de Maia. "Maia acenou para o eleitorado petista com propostas sociais."
Segundo Nicolau, Maia fez no segundo turno uma campanha "impecável". "Seu programa na TV foi muito superior e ele ganhou os três debates."
O cientista político Édson Nunes, doutor pela Universidade da Califórnia-Berkeley, apontou três motivos centrais para a vitória de Maia: a apresentação dos temas segurança, controle e autoridade; a condução da campanha de Conde como se fosse candidato ao primeiro mandato, e não à reeleição; o convite feito pelo próprio presidente nacional do PFL, Jorge Bornhausen para que Conde fosse um dos dirigentes nacionais do partido.



Texto Anterior: Novo prefeito anuncia apoio a Ciro Gomes
Próximo Texto: Governador perde com resultados no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.