São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha para 2002 começa já, diz Itamar

DA AGÊNCIA FOLHA
EM BELO HORIZONTE E MACEIÓ

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (sem partido), afirmou ontem em Juiz de Fora (MG) que as articulações políticas para a eleição presidencial de 2002 começam hoje, encerradas as eleições municipais.
"No meu entendimento, haverá uma velocidade maior do que eu esperava no processo brasileiro já visando 2002. É um processo rico, que nós esperávamos que só fosse desencadeado após o Carnaval, mas que, ao que parece, vai ter início agora", afirmou.
Itamar abandonou o PMDB em dezembro passado por discordar do apoio da executiva nacional do partido ao governo federal e se encontra hoje, em Juiz de Fora, com o ex-governador Miguel Arraes e o ex-ministro Jamil Haddad, lideranças nacionais do PSB.
No encontro, serão discutidos o resultado das eleições municipais e o destino político do governador. No início do ano, Itamar recebeu convite do PSB para que ingressasse no partido e fosse candidato à Presidência da República. Na época, o governador disse que só responderia ao convite após as eleições deste ano.
Há também a articulação em torno da criação de um novo partido -nacionalista e de centro-esquerda-, que poderia abrigar a parte do PMDB que se opõe ao governo federal, pedetistas da ala brizolista e membros do PSB.
Itamar confirmou a possibilidade da criação do partido e disse que ele não teria caráter "chauvinista", mas sim de um "nacionalismo que defenda setores estratégicos", como o "energético e o de saneamento básico".
Ao chegar ao local de votação, o ex-presidente viu uma faixa "Itamar presidente". Ele disse que a faixa "não representa a realidade", mas que "pode vir a refletir uma pretensão à candidatura".

Texto Anterior: Balanço: PT ganhou, nós perdemos, declara líder pefelista
Próximo Texto: Nas ruas: Ruas de SP mostraram um 2º turno morno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.