São Paulo, Quinta-feira, 30 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPOSIÇÃO
Brizola chama FHC de "otário cívico" e critica Garotinho

FERNANDA DA ESCÓSSIA
da Sucursal do Rio

O presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, chamou ontem o presidente Fernando Henrique Cardoso de "otário cívico" e criticou o governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PDT-RJ), a quem acusou de ter "faltado com a verdade".
"O nosso atual presidente tem sido, no fundo, um otário cívico. Ele sempre toca o Hino Nacional, mas suas decisões são as de um fraco, de uma pessoa que se deixa lograr pelos espertalhões dos interesses internacionais", afirmou.
O ex-governador do Rio ironizou FHC, que passará o réveillon no forte de Copacabana (zona sul do Rio): "A laje do forte nunca se sentiu tão humilhada, por ser usada como palanque. Uma idéia muito infeliz. Deve ter sido idéia do ministro da Defesa".
O ministro Elcio Alvares (Defesa) e sua ex-assessora Solange Antunes, investigada pela CPI do Narcotráfico, foram os pivôs da última crise entre o governo e a Aeronáutica.
As críticas a Garotinho vieram numa resposta ao governador, que anteontem insinuou que Brizola tinha amnésia por não se lembrar da suposta promessa de apoio do PDT à vice-governadora Benedita da Silva (PT) na disputa pela Prefeitura do Rio.
"Isso não é procedimento de um verdadeiro evangélico. Ele está deixando de falar a verdade. Pode ter havido um compromisso dele, pessoal, mas não do partido e de seu presidente", afirmou.
Ele disse que levará um protesto à direção nacional do PT pelo fato de o presidente do partido, José Dirceu, ter ido ao Rio e conversado com Garotinho sobre o apoio a Benedita, sem consultar a direção nacional do PDT e as lideranças.
A assessoria de Garotinho informou que ele não comentaria as declarações de Brizola.


Texto Anterior: Greca recua e desiste de proibir bingos
Próximo Texto: Estados: PSDB tem melhor e pior governador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.