UOL

São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Historiador pôs República na ordem do dia

ANTONIO CANDIDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Edgar Carone foi um historiador tenaz e lúcido, dotado de grande capacidade de pesquisa, a quem ficamos devendo trabalhos importantes para a história política, social e econômica do Brasil contemporâneo.
O seu método se baseia na combinação do documento posto ao alcance do leitor com a narração dos fatos e sua análise. Pode-se dizer que ele pôs a história da República na ordem do dia, não porque faltassem sínteses gerais e estudos especiais sobre os seus períodos, mas porque a tratou como um todo a ser estudado extensivamente nos mais variados aspectos.
Assim foi que publicou a respeito nada menos de 12 volumes, abrangendo o período que vai da proclamação em 1889 até o fim do Estado Novo, em 1945. Publicou também obras sobre o movimento operário, o Partido Comunista, o pensamento industrial e a evolução da indústria.
Muito dedicado aos estudantes, generoso ao extremo, partilhava sem hesitar seus conhecimentos e seus dados, auxiliando os que a ele recorriam.
Situado politicamente à esquerda desde moço, Edgar Carone foi sempre fiel às concepções marxistas.


Texto Anterior: Personalidade: Morre o historiador Edgard Carone
Próximo Texto: Entrevista: Governo quer reformas a toque de caixa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.