São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PTB vai cobrar voto a favor

da Reportagem Local

Decisão de anteontem da Executiva Nacional do PTB determina que os cinco vereadores do partido na Câmara de São Paulo têm de dar apoio "irrestrito" ao início do processo de impeachment do prefeito Celso Pitta (PTN) no Legislativo.
"Não há um jogo de cena. Há uma determinação clara e precisa no sentido de instalar a comissão processante para investigar o prefeito Celso Pitta", disse ontem o presidente do PTB paulista, deputado Campos Machado.
Com a decisão, o voto do vereador Natalício Bezerra (PTB), indicado ontem para integrar uma comissão especial que tem poder para aprovar o início do processo de impeachment, terá de ser favorável à investigação.
A comissão deverá ser criada na semana que vem para analisar denúncias apresentadas contra Pitta por membros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Ela será composta por sete integrantes. Além de Bezerra, já foram indicados Gilson Barreto (PSDB), Arselino Tatto (PT), Carmino Pepe (PL) e Ivo Morganti (PMDB). Faltam ainda dois representantes do PPB.
"Não queremos discutir se a denúncia tem provas ou não. Estamos determinando que a bancada se favorável à investigação", disse Campos Machado.
Ao saber da declaração, o líder do PPB na Câmara, José Amorim, se disse surpreso. "Não fomos avisados disso", afirmou. Para ele, o apoio à investigação ainda dependia da análise das denúncias apresentadas. "Se a Executiva determinou, vamos cumprir."
O voto do PTB pode ser fundamental para haver aprovação do início do processo de impeachment de Pitta na Câmara.
Como a decisão estará nas mãos de sete parlamentares, a maioria decidirá se a denúncia contra Pitta deve ser arquivada ou não.
Se prevalecer a tese do PTB, a oposição (PSDB, PT e PL) já tem os votos para vencer a primeira etapa do início do impeachment.


Texto Anterior: Câmara: Base governista teme "dossiês" e demissões
Próximo Texto: Erro de manobra coloca CPI em votação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.