São Paulo, terça, 31 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mil famílias invadem no MS

RUBENS VALENTE
da Agência Folha, em Campo Grande

Cerca de mil famílias ligadas ao MST invadiram anteontem a fazenda Jequitibá, em Naviraí (349 km de Campo Grande), em Mato Grosso do Sul.
Lúcio Kuhnen, 31, da coordenação estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), disse que os sem-terra temem uma operação de despejo coordenada pela milícia nacional criada pelos ruralistas, revelada ontem pela Folha. Um avião sobrevoou a fazenda duas vezes anteontem e ontem.
Segundo Kuhnen, a fazenda possui cerca de 17 mil hectares e "quase nenhuma" cabeça de gado.
O coordenador do MST disse que a invasão estava decidida antes do assassinato de dois trabalhadores rurais sem terra ocorrido em Parauapebas (PA).
O presidente do sindicato rural, Yoshiro Hakamada, 44, disse que o dono da área, Joaquim Medeiros, de Presidente Prudente (SP), vai entrar com ação de reintegração de posse para a retirada das famílias.
Medeiros estava ontem em Naviraí acompanhado de advogado. "Só depois da ordem judicial é que haverá despejo", disse o sindicalista.
Hakamada informou que é a primeira invasão de sem-terra no município, que tem cerca de 350 mil cabeças de gado com tecnologia considerada moderna, com inseminação artificial e criação de novilhos precoces.
O presidente do sindicato disse que a fazenda invadida é grande produtora de gado de corte.
Apenas este ano, o MST e o grupo rival MSTR (Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais) já invadiram 15 propriedades rurais no Mato Grosso do Sul.
O MST invadiu quatro fazendas, envolvendo cerca de 3.600 famílias. Pelo menos 2.500 famílias foram retiradas das propriedades e hoje vivem acampadas à beira de rodovias federais e estaduais.
O maior acampamento é em Itaquiraí (380 km ao sul de Campo Grande), com cerca de 1.500 famílias.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.