São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Local é atração em Salvador

Terreiro do Gantois é reaberto após 3 anos

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O Terreiro do Gantois, um dos mais conhecidos do Brasil, reabriu suas portas ao público ontem, em Salvador, depois de três anos de luto.
O terreiro passou a ser comandado por Carmen de Oliveira Silva, 66, filha de Maria Escolástica da Conceição Nazaré, a mãe Menininha do Gantois, que permaneceu 66 anos à frente da casa.
Ao contrário da época em que era comandado por mãe Menininha, o terreiro baiano, em seu primeiro dia de reabertura depois de três anos de luto pela morte da mãe-de-santo Cleuza Millet, recebeu poucas "personalidades e famosos" ontem.
O ex-presidente do Senado Antonio Carlos Magalhães (PFL) aproveitou o feriado para descansar em Porto Seguro (705 km ao sul de Salvador). Os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, também habituais frequentadores do terreiro, não estavam em Salvador ontem à tarde.
Pela manhã, depois de uma missa realizada em uma igreja do Rio Vermelho (orla de Salvador), houve mais uma celebração religiosa dentro das instalações do terreiro. Mães e pais-de-santo cantaram e dançaram ao lado de uma imagem de São Jorge (oxóssi, no candomblé).
Aos adeptos do candomblé, Carmen de Oliveira Silva disse que pretende seguir os passos de sua mãe. "Quero utilizar este espaço para levar paz aos povos, para levar solidariedade a quem mais precisa, para levar amor aos desamparados."
O publicitário Duda Mendonça, principal marqueteiro do pré-candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da cerimônia de reabertura. Duda evitou falar de política durante as quase duas horas em que permaneceu no terreiro.
"O trabalho suga muito a energia da gente. Vim aqui para me reabastecer de energia", afirmou o publicitário. A atriz Maria Zilda também visitou ontem o Terreiro do Gantois.



Texto Anterior: Outro Lado: Nomeações são de livre escolha, diz presidente do TJ
Próximo Texto: No interior de SP, procissão reúne 40 mil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.