São Paulo, domingo, 31 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado surpreende PT

CARLOS EDUARDO ALVES
da Reportagem Local

O ritmo da diminuição da diferença entre Fernando Henrique e Luiz Inácio Lula da Silva surpreendeu o próprio PT. "Eu esperava uma queda do Fernando Henrique", disse José Dirceu (presidente do PT), que não apostava numa subida imediata de Lula.
Mais direto que Dirceu, Marco Aurélio Garcia, um dos caciques petistas mais ligados a Lula, disse que a mudança não estava prevista para agora. "A velocidade surpreendeu."
A nova situação deve provocar uma mudança imediata na campanha: deve ser reforçada a agenda de Lula para junho.
Até a divulgação da pesquisa, o PT trabalhava com um cenário em que a Copa praticamente paralisaria a campanha. Já não se pensa assim. "Se alguém imaginava que a Copa anestesiaria a política, errou. Os militantes vão querer ativar já", afirmou o coordenador-geral da campanha, Luiz Gushiken.
A nova agenda será detalhada nos próximos dias. Um traço comum nas análises da cúpula do partido é o discurso da cautela.
A imagem do PT sectário e fechado a alianças tornou-se preocupação após a derrota em 94. "Nós mudamos a cara do PT e do Lula", declarou Dirceu.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.