São Paulo, domingo, 31 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa deve "despertar' FHC, diz Antonio Ermírio

da Reportagem Local

Antonio Ermírio de Moraes, vice-presidente do conselho de administração do Grupo Votorantim, defende que o presidente Fernando Henrique Cardoso "saia para a batalha" e não fique "enclausurado no Planalto ou no Alvorada". "Se quiser ganhar, tem de ganhar no meio do povo", afirmou na sexta, depois de um jantar com FHC e outros empresários.
O resultado da pesquisa Datafolha poderá "despertar" o Palácio do Planalto para a necessidade de uma campanha mais intensa, avaliou. Para ele, há tempo para FHC retomar uma grande margem de vantagem sobre seus adversários.
Segundo Ermírio, FHC disse no jantar que espera ganhar a eleição, mas que a vitória será difícil.
Os empresários consultados, embora considerem o resultado da pesquisa um alerta, não acreditam na eventual derrota de FHC.
Para o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Carlos Eduardo Moreira Ferreira, o importante é que FHC continua liderando.
"Toda pesquisa eleitoral capta o sentimento da opinião pública em um determinado momento."
Na avaliação do ex-presidente da Fiesp Mário Amato, "o povo é emocional, mas na hora de votar vence o bom senso". Amato, que em 89 declarou que 800 mil empresários sairiam do país caso Lula vencesse Collor nas eleições, disse não ter nada contra o petista.
"Lula é um homem de grande valor, mas para presidente não dá", disse ele, que teme efeitos da pesquisa no mercado financeiro, afugentando o capital externo.
"Eu não estou nervoso", afirmou José Mindlin, ex-acionista da Metal Leve, uma das maiores indústrias de autopeças, vendida a um grupo internacional. Ele confessa sua preferência por FHC, mas sua segunda opção seria Lula.
"O que preocupa mais é que o governo não está tomando medidas mais fortes para conter a insatisfação", avaliou Sérgio Magalhães, presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).
Para Joseph Couri, presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, o resultado mostra que a sociedade quer mudanças e que não aceita juro alto e desemprego crescente.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.