UOL

São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fórum critica "imagem fictícia de caos social"

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Integrantes da organização do Fórum Social Brasileiro criticaram ontem, durante evento de lançamento do fórum em Belo Horizonte (MG), o que consideraram "imagens fictícias de caos social" no país, criadas por "forças conservadoras" com o objetivo de causar instabilidade política e tornar o ambiente propício à repressão aos movimentos sociais.
Segundo Maria Luísa Mendonça, do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, existem setores interessados em difundir "imagens de tensão política" no Brasil, para pressionar, por exemplo, movimentos de luta por terra.
"Existe uma tentativa agora de transformar uma luta histórica e justa, a luta pela terra, em uma situação de violência e caos", disse.
O Fórum Social Brasileiro, que reunirá representantes de ONGs (organizações não-governamentais) e movimentos sociais na capital mineira entre os dias 6 e 9 de novembro, é uma etapa preparatória para a próxima edição do Fórum Social Mundial, que acontecerá em 2004.
Os organizadores esperam receber 40 mil pessoas nos quatro dias de fórum brasileiro, que será sediado na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Porto Alegre
Até este ano, o fórum mundial era realizado em Porto Alegre (RS). No ano que vem, será realizado na Índia. O evento é um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, que ocorre em Davos (Suíça), na mesma época -janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, então recém-empossado, foi aos dois fóruns neste ano.


Texto Anterior: "Terror psicológico" lembra 64, diz petista
Próximo Texto: Lula encarrega Palocci de arrumar dinheiro para a reforma agrária
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.