São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997.



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MÍDIA
Circulação paga aos domingos supera em 78,3% a do "Estado"; jornal também lidera durante os outros dias
Folha mantém liderança no mercado

da Reportagem Local

A circulação paga da Folha aos domingos em todo o país superou a do "O Estado de S.Paulo" em 78,3% no mês de julho deste ano, de acordo com dados do IVC (Ins tituto Verificador de Circulação).
A vantagem da Folha sobre o seu concorrente local é de 39% na cir culação paga aos domingos na Grande São Paulo. Na média geral dos sete dias da semana, é de 38%. A circulação efetivamente paga é a soma das assinaturas com as ven das nas bancas.
Flávio Pestana, 34, diretor-exe cutivo de Marketing e Circulação da Empresa Folha da Manhã, que edita a Folha, diz que a ampla lide rança da circulação do jornal tem como base um número de assinan tes 37% maior do que o do concor rente.
De acordo com os dados do IVC para julho deste ano, a Folha tem 426 mil assinantes em comparação com 311 mil do "O Estado de S.Paulo".
Para Pestana, a vantagem da Fo lha se acentua aos domingos por que o jornal tem três fatores fun damentais para o sucesso das ven das em bancas nas grandes metró poles.
Esses fatores são: produto mais completo, com cadernos para uma grande variedade de interesses e uma revista, mais anúncios classi ficados do que o concorrente e promoções inovadoras.

Classificados
A Folha tem uma vantagem de 32% sobre o "O Estado de S.Pau lo" na soma de todos os anúncios classificados publicados aos do mingos no mês de julho deste ano: 56.621 contra 42.958.
Pestana diz que a publicação de um produto melhor é o principal fator responsável pela ampla van tagem da Folha sobre o concor rente local em todos os mercados: nacional e Grande São Paulo aos domingos, dias úteis e na média geral.
"Desde 1991, temos investido pesado na nossa edição dominical, sempre com a preocupação de agregar produtos e serviços, con templando a maior variedade de público", diz.
O diretor-executivo destaca tam bém o papel alavancador da circu lação exercido pelas promoções, um fenômeno forte na Europa desde meados da década passada e há três anos e meio no Brasil.
"Procuramos sempre fazer pro moções inteligentes e inovadoras. Por exemplo, fomos os primeiros a lançar fascículos no jornal e os pri meiros a lançar uma videoteca", declara.
Pestana diz que as promoções buscam atrair para o jornal um pú blico de alto nível cultural seme lhante ao perfil das pessoas que já são assinantes da Folha.
"O foco é cativar o público que está atrás de informação, cultura, entretenimento e serviços, desde o adolescente que quer comprar uma moto até o catedrático da USP que quer ler um artigo de um gran de pensador no caderno Mais!."
Segundo os números do IVC pa ra julho, a Folha também lidera a circulação paga total na média dos sete dias da semana com 553,6 mil exemplares contra 400,1 mil do "O Estado de S.Paulo". "O Glo bo" está em terceiro lugar com 374,7 mil e "O Dia", em quarto, com 371,3 mil.



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