São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petebista critica governo federal

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA SUCURSAL DO RIO

Um dia depois de eleito prefeito do Rio, Cesar Maia (PTB) criticou a política econômica do governo federal e lamentou a falta de coragem e vontade política do presidente Fernando Henrique Cardoso para baixar os juros.
"Acho que o governo federal está governando para fora, não está governando para dentro", afirmou Maia, que é economista. Para ele, "o país não pode ficar parado do jeito que está".
Maia reafirmou ontem seu compromisso com a candidatura do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PPS), à Presidência da República em 2002.
O petebista afirmou que "para "desatar o nó externo é preciso ter coragem". "Será que o capital financeiro internacional vai bancar um desequilíbrio nas contas externas brasileiras? Será que se você trouxer a taxa de juros para 10%, 12%, você vai ter uma retirada do capital externo e desequilibrar as contas correntes da balança de pagamento? Duvido. Eles tem juízo."
Para Maia, é preciso ter coragem de dizer que "a economia não pode suportar com miséria, com fome, com baixos salários, uma taxa de juros lá em cima, para garantir a entrada de capital para cobrir o déficit em conta corrente da balança de pagamento".
Segundo ele, as eleições deste ano foram uma derrota política de grande envergadura do governo federal.
Maia citou o PFL, seu antigo partido, como um dos perdedores nas eleições.


Texto Anterior: Rio de Janeiro: Maia é convidado a mudar de partido
Próximo Texto: Conde culpa Garotinho por derrota
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.