Campinas, Segunda-feira, 02 de Abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HABITAÇÃO
Movimento fará um abraço simbólico no Fórum
Moradores do Oziel querem reunir 10 mil em manifestação hoje

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

Pelo menos 10 mil sem-teto, moradores do Parque Oziel, são esperados para uma passeata hoje, a partir das 9h, para pressionar a prefeitura a desapropriar a área, onde hoje vivem irregularmente cerca de 6.600 famílias.
Eles vão em caminhada do Parque Oziel ao Palácio da Justiça, no centro da cidade.
O movimento organizou um abraço simbólico no local para pedir Justiça e paz.
Segundo o tenente-coronel Lúcio Ricardo de Oliveira, "a polícia elaborou um plano de segurança para acompanhar a manifestação", que deve complicar um pouco o trânsito na cidade.
A liderança do movimento vem manifestando seu interesse em negociar uma desapropriação para a compra da terra.
Os moradores querem que a área seja urbanizada e afirmam que não vão deixar o local. Eles prometem resistir a uma possível reintegração de posse, já que os donos conseguiram na Justiça o direito de retomar a terra.
A Cohab (Companhia de Habitação Popular de Campinas) está intermediando as negociações entre proprietários e moradores.
Segundo o secretário de Habitação Ari Fernandes, a idéia é estipular um valor por metro quadrado que seja o mesmo em toda a ocupação.
O padre Nelson Ferreira dos Santos, um dos organizadores da caminhada, disse que o valor que será estabelecido pelo metro quadrado na área tem de ser acessível aos ocupantes. "Os problemas sociais dos moradores tem de ser considerados antes de se estipular um valor." Amanhã, vai ocorrer uma nova reunião.


Texto Anterior: Sem integração, projeto estacionou
Próximo Texto: Criminalidade :Polícia prende líder do PCC em Americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.