Campinas, Sexta-feira, 11 de Agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Historiador lança livro sobre a Ponte

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

O historiador da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) José Moraes dos Santos Neto lançou, na última terça-feira, um livro contando a história da fundação da Ponte Preta.
No livro "Início de uma Paixão", Santos Neto apresenta documentos inéditos que comprovam o centenário.
Durante a pesquisa realizada nas cidades de Campinas, Itu e São Paulo, dois documentos provam que a Ponte Preta foi fundada no dia 11 de agosto de 1900, segundo Santos.
O primeiro deles pertence a uma família de Campinas, que guardou uma carta assinada por Hermenegildo Wadt, um dos fundadores do clube, datada de setembro de 1900, onde ele solicita à Mário Cardim que marcasse um jogo entre a recém fundada Ponte Preta e um time da capital paulista, chamado Cruzeiro.
O segundo documento, encontrado na Câmara Municipal de Campinas, é um convite datado de 1901. No documento, o ex-vereador e médico campineiro Thomaz Alves é convidado para uma festa em comemoração ao primeiro aniversário da Ponte Preta, na sede do clube, que ainda ficava na casa de um fundador.
Os originais dos documentos foram apresentados à imprensa há menos um mês, no estádio Moisés Lucarelli.
Além da apresentação dos inéditos documentos, o livro "Início de uma Paixão" retrata outros fatos referentes ao início da história da Ponte Preta.


Texto Anterior: Clube escolhe patrocinador
Próximo Texto: Time de 77 se escondeu para fugir da pressão da torcida corintiana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.