Campinas, Sábado, 14 de Julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anhanguera abriu o caminho para Goiás

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

A estrada que passava pelo pouso dos bandeirantes e deu início ao povoamento de Campinas, no século 18, saía de São Paulo e chegava até a cidade histórica de Vila Boa de Goiás, antiga capital do Estado de Goiás.
A cidade, tombada como patrimônio da humanidade, foi criada para a fundição do ouro e era o equivalente às cidades mineiras do ciclo anterior de exploração de minerais preciosos no Brasil.
As localidades ao longo desse caminho instalaram as primeiras casas comerciais do interior de São Paulo, de restaurantes a casas de prostituição.
O caminho foi aberto aos portugueses pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera. A estrada dos bandeirantes já existia em 1732.
Os bandeirantes usavam os conhecimentos dos índios para "descobrir" o caminho do ouro no período que antecedeu a colonização de São Paulo.
As escavações na obra de prolongamento da rodovia dos Bandeirantes, por exemplo, revelaram restos de civilizações antigas na região.
As obras atingem municípios entre Campinas e Santa Bárbara d'Oeste. (EF)

Texto Anterior: Data em que surgiu o povoado é obscura
Próximo Texto: Febre amarela faz população cair 75% em 1889
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.