Campinas, Sábado, 14 de Julho de 2001

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Projeto viário descaracteriza região central

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

O projeto viário implantado por Prestes Maia descaracterizou o centro histórico da cidade, construído com base na arquitetura francesa que recuperou Lisboa após um terremoto, em 1775.
O ciclo de ampliação viária foi encerrado no mandato do prefeito Ruy Novaes, na década de 70.
Foi o fim da principal fase de expansão do ciclo industrial, impulsionado pelo governo de Getúlio Vargas e concluído pelo regime militar.
Quando o ciclo econômico da cidade atingia seu apogeu, nas décadas de 70 e 80, com o regime militar, e ainda sobrevivia após a crise dos anos 80 e ao período de hiperinflação do governo de José Sarney (PMDB), a prefeitura inicia a implantação do projeto do terceiro anel viário -que passa pelos bairros Castelo, Taquaral e Vila Industrial.
A construção dos túneis sob os trilhos da Fepasa, na Vila Industrial, começou na administração Magalhães Teixeira (PSDB), morto em 96, e terminou na administração Jacó Bittar (PSB).


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