Campinas, Sábado, 14 de Julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contrabando tentava desviar dos pedágios

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

Na estrada dos Goiáses, por onde escoava todo o ouro de Goiás para São Paulo, no século 18, havia contrabando em pontos considerados estratégicos, principalmente onde havia "pedágios".
Os pontos de registro de passagem serviam para controle do tráfego de carregamentos de ouro e para manter o comando da Capitania informado sobre a atividade mineradora.
O contrabando vinha da região de Ouro Fino (MG), acima do planalto cristalino atlântico, na serra da Mantiqueira.
Ouro Fino estava deslocada do "eixo" formado por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pela cidade era possível atravessar a serra da Mantiqueira em pontos próximos à região de Campinas, em direção a Jundiaí.
Mesmo com a "transferência" do centro no ato de fundação da freguesia da Imaculada Conceição das Campinas do Mato Grosso de Jundiaí, a cidade também prospera com a passagem do contrabando.
Nesse momento, a influência da cidade na região começa a ser delineada com o movimento das tropas e dos escravos negros, que também eram traficados pelo caminho que levava a Goiás.


Texto Anterior: Projeto viário descaracteriza região central
Próximo Texto: Campinas, 227 anos: Região é considerada o "Vale do Silício"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.