Campinas, Sábado, 14 de Julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego acabou com as vilas operárias

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

A decadência do emprego industrial nos moldes tradicionais que se sustentou até o final da década de 80 contribui para que as tradicionais vilas operárias de Campinas fossem obrigadas a ceder seu espaço para o tráfico de drogas.
No início da década de 90, a Vila Rica, antigo bairro operário, começa a funcionar como referência para a venda no "varejo" de drogas como a cocaína.
A tendência se confirma com a entrada do crack, principalmente nos primeiros anos da década, atingindo crianças e adolescentes, que passam a trabalhar para o narcotráfico em troca da droga.
Bairros como a Vila Boa Vista, na estrada que liga Campinas a Monte Mor, Jardim São Fernando, Vila Industrial, Vila Brandina, Vila Costa e Silva, Vila Industrial e Parque Industrial também "aderem" ao narcotráfico.
As polícias Civil e Militar vão registrar na cidade as "guerras" de quadrilhas que comandam o tráfico. Pontos da rodovia Anhanguera viram locais de carga e descarga das drogas, que, como o ouro da era colonial, têm Campinas como entreposto de comercialização.
O tráfico se articula pela cidade em pontos como Núcleo Residencial Vida Nova, Jardim São Marcos e Santa Mônica, onde as quadrilhas "assumem" o comando de ruas e o papel que caberia ao poder público.
Cidades da região, como Sumaré e Hortolândia, ligadas economicamente a Campinas, também cedem ao narcotráfico, atividade econômica que, apesar da ilegalidade, cresce durante a década passada.
O tráfico chega às proximidades de bairros nobres em lugares como a Vila Brandina, vizinha de bairros como Nova Campinas e Jardim Flamboyant.
As constantes ofensivas da polícia, apesar das prisões de traficantes, fazem com que os criminosos adotem esquema de rodízio do tráfico, mudando constantemente os pontos de lugar.
Os rodízios, no entanto, fazem com que o comércio de drogas seja mantido sempre nos mesmos bairros.


Texto Anterior: Sem-teto inicia ações no final dos anos 70
Próximo Texto: Cidade foi alvo de CPIs nos últimos três anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.